No artigo de hoje eu vou dar sequência a série como divulgar sua empresa multinível na internet. Num artigo anterior eu falei sobre compra de publicidade, banners, tráfego de mídias sociais, adwords (que já não é mais uma possibilidade para profissionais de MMN), entre outras. Hoje, porém, vou falar da principal maneira que você tem para divulgar sua oportunidade, que é seu site ou blog. Um site ou, mais precisamente um blog, é uma mídia viva, que, se bem elaborada é capaz de atrair visitantes quase que automaticamente. Por mais esforço que você faça, por mais dinheiro que invista em divulgação, nenhum meio é mais eficiente em lhe trazer audiência do que um blog com bom conteúdo. No entanto, um blog que realmente lhe traga tráfego de maneira automática tem que atender vários requisitos e só um planejamento bem feito pode lhe possibilitar isso. Como você deve estar imaginando, o tráfego "automático" a que me referi virá em boa parte dos motores de busca, mais precisamente do Google, e seu blog tem que atender vários critérios desses motores, para que os mesmos lhe enviem visitantes. Na verdade, são centenas, milhares de critérios e não daria pra falar de todos eles aqui, mas vou falar sobre um que irá lhe ajudar bastante na fase inicial de seu planejamento: a escolha do nome (domínio) de seu site. Esse é um critério importantíssimo e vale a pena dedicar algum tempo à escolha certa. Porém, além de escolher um domínio que atraia tráfego, um blog sobre Marketing de Rede pretende criar, também, uma marca. Então, o que fazer?
Quantidade de acessos versus qualidade de sua imagem
Quando falamos de criação de sites ou blogs para a divulagação de um empreendimento, numa internet tão concorrida como atualmente, vários fatores técnicos devem ser levados em consideração, para que se possa ter um número significante de visitantes acessando seu conteúdo. Para se ter uma idéia, a maioria dos sites, de maneira geral, tem mais de 90% de seu tráfego vindo de motores de busca como o Google – daí a importância de se iniciar qualquer projeto na web levando em consideração os pré-requisitos estabelecidos por esses motores, para que você receba o máximo de visitas. À esse trabalho de otimização de sites, os profissionais da área dão o nome de SEO, que é a sigla de Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). Bem, não dá para explanar num único artigo tudo o que o que essa técnica (SEO) abrange, mas vou falar aqui da otimização de um desses itens: a escolha do seu domínio. A escolha do domínio (o nome do site) é um dos principais pontos observados pelos motores de busca, mais especificamente o Google. Escolher um bom domínio pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu site, porém, alguns pontos devem ser levados em consideração.
Aparecer muito ou aparecer bem?
Numa indústria como a do Multinível, onde "imagem é tudo", tão importante quanto ser visto por muitas pessoas é ser bem visto por elas. Com isso, quero chegar num ponto: até que ponto vale a pena escolher um domínio em função apenas do tráfego? Penso que valha aqui a máxima de que o que importa é a qualidade e não a quantidade. Claro, se estivéssemos falando puramente de Internet Marketing, eu não ousaria nem cogitar falar isso. No entanto, estamos falando de um tipo de marketing onde o objetivo final não é um mero click. Quando for escolher seu domínio, evidentemente, não despreze a otimização para os mecanismos de busca, mas não se esqueça de dizer algo com ele, não esqueça de buscar construir sua imagem com ele. Particularmente, ao escolher o domínio MMNExpert.com, eu sabia que não estava fazendo a melhor escolha perante os buscadores, uma vez que para além da sigla "MMN", não tinha mais nenhuma palavra-chave contida nele. A palavra "expert", que não pertence a língua portuguesa, iria atrapalhar bastante meu trabalho de otimização e a própria palavra "MMN", não era uma palavra de fato e poderia ser confundida com siglas de vários outros nichos, no entanto, minha opção foi por um domínio que trouxesse um conceito consigo. Eu queria mostrar para o leitor que enquanto ele não assumisse uma postura de Expert no assunto MMN, seu negócio não deslancharia. Assim, escolhi um domínio que transmitisse uma mensagem e que pudesse se tornar uma marca, em detrimento de um que pudesse me trazer mais tráfego.
Consistência, perseverança e "dar tempo ao tempo"
Ultimamente tenho visto muitos sites do nicho "Marketing Multinivel" sendo lançados puramente em função de técnicas de SEO. Tenho visto domínios buscando simplesmente as primeiras páginas e esquecendo-se de buscar a confiança dos visitantes e a construção de uma reputação. Sei que não posso julgá-los como não merecedores da confiança do leitor, pois alguns até tem bom conteúdo, mas, creio que o próprio leitor, as vezes se verá confuso com alguns nomes. É verdade que o domínio é puramente um endereço, uma URL, e que dentro do site muita coisa pode ser feita para se causar uma boa impressão no visitante, mas, depois, para retornar ao site, o visitante precisa lembrar-se dessa "ignorada" URL, entende? E aí? Será que a simples união de duas palavras-chaves, que nada dizem será facilmente lembrada? Com tudo isso quero alertar-lhe para o seguinte: será que no longo prazo, um nome que não diz nada é uma boa estratégia? Não seria melhor demorar um pouco mais para chegar as primeiras páginas, mas chegar com uma imagem que trouxesse consigo melhores taxas de conversão? Lembrando: num site sobre Multinível, "conversões" são pessoas interessadas em saber mais sobre você, sobre seu projeto, sobre sua empresa.
Então, o que você pretende, atrair muitas pessoas ou criar laços fortes com as poucas que atrair?
Nenhum comentário:
Postar um comentário