sexta-feira, 8 de março de 2013

COMO VENCER A TIMIDEZ NO MARKETING DE REDE



  Se você está iniciando no Marketing de Rede, esse post pode ser de seu interesse. Falo isso porque tenho certeza de que eu adoraria ter lido algo assim em meu início também. Porém, acho que ele pode servir para além de quem está começando no negócio. Sei que muitas pessoas já estão envolvidas com MMN há alguns meses, ou anos, sem conseguir alcançar seus objetivos nessa indústria e talvez esse texto sirva ainda mais para essas pessoas do que para quem começou ontem. Se você começou recentemente, tem a desculpa de “estar verde” no setor. Enquanto que, se começou há um ano, mas ainda não saiu do lugar, está a fazer algo errado – e eu aposto que, na maior parte das vezes, esse “algo errado” está diretamente ligado a sua atitude mental. Depois de algum tempo trabalhando com Marketing de Rede, eu cheguei a conclusão que esse negócio é PSICOLOGIA PURA! Em termos financeiros ele é um negócio como outro qualquer, não tem erro. É um simples jogo de números. Quem trabalha, ganha dinheiro! Quem não trabalha, fica a ouvir as bonitas histórias dos que ganham. Mas todo setor é assim e assim também é em tudo na vida: uns fazem, outros falam que vão fazer e ainda há os que apenas assistem os dois primeiros grupos. A única diferença é que no Multinível o ato de “trabalhar” mexe com a cabeça das pessoas: a sua cabeça ou a de quem você está prospectando. Enquanto você fala com uma pessoa, muitos pensamentos, além dos aspectos financeiros, passam pela cabeça dela – seja rejeição, incapacidade, medo, falta de crença, etc. Por outro lado, a reação dessa pessoa irá mexer também com o seu psicológico, seja positiva ou negativamente. Um “sim” é como uma dose de heroína. Um êxtase inimaginável! Porém, a reação negativa de quatro ou cinco pessoas seguidas é quase como uma dose mortal do pior veneno da terra, para um distribuidor que esteja apenas começando. Então, se ambas as pessoas, você e seu prospect, não estiverem com a correta atitude mental previamente estabelecida, a coisa não funcionará para nenhum dos dois. O “X” da questão é que o responsável por fazer a coisa acontecer é você. O outro é apenas um prospect, a mercê de sua atitude. Você é que é o distribuidor, quem deve conduzir a situação! Você pode adotar inúmeras estratégias ou técnicas para abordar seu contato, isso dependerá dos treinamentos de sua linha ascendente ou dos métodos de sua upline. O que dirá à ele fica ao seu critério. Mas esse post não é sobre o quê falar com seu prospect ou como tratá-lo. O que quero lhe mostrar aqui é como você deve falar consigo próprio, como deve conduzir sua atitude mental. E, penso eu, a mensagem que sua própria mente irá ouvir afetará o resultado final, talvez, até mais do que as palavras que entrarão no ouvido da outra pessoa.

   O que diz para si é tão importante quanto o que diz ao seu candidato
  Eu já li alguns livros sobre PNL e acho o assunto bem interessante, mas estou longe de ser um expert nisso. Tampouco pretendo ser um instrutor ou orientador nessa área (pelo menos não nesse momento). O que vou falar aqui pode ter suas raízes nessa ciência, mas juro que não estou indicando isso de maneira teórica. Minha opinião é fruto de algo que eu realmente entendi num dado momento e que passei a praticar desde então e, só algum tempo depois, me veio à mente a relação do que eu praticava com o que os filósofos e gurus da PNL (ou qualquer outra ciência relacionada a psicologia) pregavam. Uma coisa eu sei: a menos que você seja de Marte – ou de qualquer outro planeta – você tem medos, receios, preconceitos e alguma dose de timidez. Se você nasceu nesse mundo e é um ser humano (até agora nenhum animal comentou no blog), em maior ou menor grau, você padece de algum dos males acima. E é sobre como enfrentá-los que eu vou falar. E não tem erro: é preto no branco! Se você agir da maneira que vou indicar, a coisa vai funcionar para você. O que vou falar agora não é teoria. É pura aplicação da prática. Não tem mistério e qualquer um é capaz de entender. Só que, as vezes, algumas pessoas arrodeiam tanto para lhe dizer isso, que você acaba sem entender o que tentaram transmitir. E, no fundo, qualquer treinamento, palestra motivacional, curso de desenvolvimento pessoal ou qualquer outra coisa da qual participe pretende apenas que você adote a atitude que irei sugerir. Mas, geralmente, a coisa é colocada de maneira tão teórica que a mensagem acaba se perdendo. Então, preste atenção, entenda agora que não precisa decorar ou aplicar dezenas de conceitos ou fórmulas. Uma única coisa basta para que consiga ultrapassar todas as suas barreiras mentais: a mentalidade correta! E eu vou dizer no que você precisa pensar para fazer seu empreendimento andar para frente. Concentre-se apenas nisso, adote a maneira de pensar que vou lhe falar agora e você terá resolvido de uma vez por todas sua vergonha, seu medo, e a baixa auto-estima que você tem pelo Marketing de Rede. Se pensar assim, tenho certeza de que falará de seu negócio com todos os seus amigos, sem nenhum receio ou temor. E, se seu caso for como o que falei no início do artigo, de uma pessoa que está no negócio há algum tempo e não saiu do canto, essa será sua vez de explodir. Claro que você deve ser comedido e trabalhar profissionalmente, assim como falei no artigo sobre “falar com todos os seus amigos“, mas, cautela a parte, talvez seja justamente pelo fato de evitar falar com eles que você ainda não deslanchou no negócio.

  Como não ter vergonha de convidar a lista quente para o Marketing de Rede
  Sei que já fiz bastante suspense sobre o que tenho a lhe falar nesse post. A questão é que a mensagem é tão simples que se eu fosse direto ao ponto ficaria sem uma boa quantidade de palavras para meu artigo  . Na realidade você não tem que fazer nada, que passar por nenhuma prova de fogo ou que se munir de qualquer arma para enfrentar seus receios. Tudo o que precisa, está dentro de si. Pense comigo: se você recebesse hoje uma proposta para entrar numa empresa de Marketing de Rede, onde já iniciaria com uma rede formada e ganhando R$10.000,00 por mês (isso mesmo, não precisa falar de milhões, apenas 10 mil), você teria receio de falar com algum de seus parentes ou amigos? Acho que mesmo que você já seja financeiramente bem sucedido, 10 mil a mais não lhe faria mal algum. E tenho certeza de que ficaria bem orgulhoso do seu negócio, com uma atitude mental de “esse negócio funciona mesmo”. Então é isso: tendo sucesso e a certeza de que o Marketing de Rede é um bom negócio, com certeza você compartilharia ele com outras pessoas – com a boca cheia, o peito estufado e muito entusiasmo. E o que isso quer dizer? Quer dizer que você não tem receio, medo ou vergonha de estar participando de uma empresa de Marketing de Rede. Mas, sim, de vir a não ter sucesso na mesma. Você tem medo de fracassar! No fundo, você não se importa com o que seus amigos lhe dirão quando você os convidar para participarem desse negócio, mas morre de medo do que pode ter que ouvir deles se um dia desistir. Tem pavor do dia em que lhes dirão: “tá vendo, eu não falei!?”. Por outro lado, se tivesse certeza absoluta do seu sucesso, nada temeria. Não pensaria nos “nãos” de seus amigos se tivesse plena convicção de que, mesmo assim, estaria milionário algum tempo depois – pois aí eles é que se arrependeriam e teriam que engolir você dizendo: “eu falei que o negócio era bom!”. Sim, Pablo, mas eu não estou ganhando dez mil por mês, então o que posso fazer para resolver essa situação? Muito simples, amigo! Se você vai fazer o negócio acontecer, então tá tudo resolvido. Não há o que temer! Ter vergonha, ter timidez, ter medo, porquê? Se daqui a algum tempo você será um empreendedor bem sucedido em sua área. Agora lembre-se: não há margem para “será que dá certo?”, “talvez eu consiga”, etc. Só há um caminho: você vai FAZER  a coisa acontecer e pronto! Inicie no Marketing de Rede com uma única convicção: eu vou vencer! Adote essa mentalidade, adote esse pensamento. Enxergue apenas seu sucesso como alternativa, seja ele daqui a cinco ou cinquenta anos. Não entre nesse negócio para brincar, pois assim você poderá ser piada para os outros. Toque fogo nos seus navios e tenha a vitória da guerra como única solução para retornar à sua pátria. Quando começar a pensar assim, todos os seus medos e receios irão embora. Se você sabe que vai vencer, saberá também que é só uma questão de tempo para calar a boca de todos que desconfiaram disso. E, na pior das hipóteses, mesmo que não esteja ganhando dinheiro, enquanto se mantiver firme em seu negócio, ninguém poderá dizer que fracassou. Não estou dizendo, porém, que deve ficar no negócio simplesmente para não “dar o braço a torcer”. Se pensar assim, será um eterno fracassado. O que digo é que adote a mentalidade da vitória. Como diriam os entusiastas da lei da atração, enxergue seu sucesso mesmo antes dele ter chegado. Se fizer isso, se tiver certeza disso, nada o impedirá de fazer isso acontecer. Já viu que “todo caminho dá na venda”? Não importa se é PNL, se é lei da atração, se é Bíblia, a mensagem é a mesma: tenha fé no que se propõe a empreender! Acredite que vai dar certo mesmo antes de começar a fazer. Se tiver fé no seu negócio, irá se comportar desde o início como o mais novo milionário do Marketing de Rede. E, se se sentisse um verdadeiro milionário, que teve resultados fantásticos com MMN, não acha que falaria sobre o assunto com mais desenvoltura, livre da vergonha, da timidez ou do medo do que possam pensar? Melhor ainda, agindo dessa maneira, não acha que atrairia pessoas mais facilmente para sua organização? Então, é simples assim! A única maneira de fazer esse negócio de maneira correta, sem nenhuma inibição ou preocupação com a opinião alheia é tendo uma visão clara de onde se vai chegar e sabendo que o fracasso não é uma hipótese e tampouco existe a opção de “voltar atrás”. Se essa for sua atitude mental, nenhum receio lhe impedirá de fazer o que tem que ser feito e seu sucesso será uma questão de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário